Escleroterapia com espuma
Escleroterapia com espuma densa é um tipo de tratamento para acabar com as varizes, abrandando-as ou eliminando-as. A técnica consiste em aplicar uma substância esclerosante chamada Poidocanol, em forma de espuma, diretamente nas varizes, até que estas desapareçam, como mostra a imagem.
A escleroterapia com espuma é eficaz nas microvarizes e varizes de até 2 mm, eliminado-as completamente. Nas varizes de maior calibre, a escleroterapia com espuma pode não dar o melhor resultado, mas é capaz de diminuir o seu tamanho, sendo necessária mais de 1 aplicação na mesma variz.
Esta terapia causa uma certa dor e desconforto, não só pela picada da agulha, mas pela entrada do medicamento na veia, mas a maioria dos pacientes tolera bem esta dor.
Após o tratamento ser feito com essa sessão de escleroterapia com espuma, recomenda-se que o paciente use durante o dia meias de compressão elástica, tipo Kendall, para melhorar o retorno venoso e diminuir as chances de aparecer novas varizes.
É ainda indicado que o paciente não se exponha ao sol para evitar que a região fique manchada. Se for mesmo necessário, deve-se usar um bloqueador solar em toda a área tratada.
